segunda-feira, 7 de maio de 2012

A violência na sociedade brasileira


Achar respostas para a violência e suas ramificações (violência física, moral etc.), torna-se cada vez mais difícil. As pesquisas e estatística estão aí, é a prova dos nove, ou melhor, é a prova do crescimento da violência humana. Por mais que se elenque algumas áreas para tentar solucionar os problemas (desigualdade social, investimento público ou até mesmo privado, repressão...) estaríamos apenas dando voltas, sem acharmos a solução. Neste carrossel só inventaram o botão de ligar. É um ciclo vicioso no qual a maioria não quer acabar com a situação caótica em que se encontra a violência. Querem continuar jogando um jogo perigoso, e no final, todos conhecem as sequelas: estresse, medo, pânico e morte.
A violência chega a ser fascinante (algumas emissoras de TV ganham ibope mostrando as desgraças alheias) e nossas vidas tão normais, vemos a tudo isso e nos sentimos impotentes.
Para quem não acredita em nada e em coisa alguma, não há o quer ser feito, é viver o dia a dia. Para aqueles otimistas, tudo vai dar certo, um milagre acontecerá e acabará a desigualdade social e todo o tipo de violência, não será preciso repreensão, é só ter fé e acreditar. E mesmo para aqueles que leem pouco a Bíblia e acreditam em tudo que lá se encontra, sabem que a tendência é piorar. É um fato, ninguém pode ignorar as pesquisas, elas estão aí, é só notar o crescimento a cada ano.
E com todos esses dados fica a pergunta: O que fazer?
Dou a dica:
Viva da melhor maneira possível; faça a sua parte; dê o melhor de si para você mesmo e para os outros. Creia em DEUS e siga os ensinamentos que Ele nos deixou.

Flávio Barbosa dos Santos
Crônica
Atibaia-SP. – 04/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário